Peço desculpa não ter escrito nada nos últimos dias, mas já tenho trabalhinhos e coisinhas para estudar.
Terça-Feira passada tivémos a nossa primeira aula de estudos interculturais. Foi bastante interessante! Vamos falar de povos indígenas, noemadamente de índios, e até já temos uma visitda de estudo marcada para irmos ao museu. Já nem me lembro a última vez que tive uma visita de estudo...
a bela da cartada
Quinta-Feira... Chegou o dia mais esperado da semana! Fomos conhecer o nosso local de estágio e ficámos maravilhadas!
Durante 10 dias (apenas) eu, a Raquel e a Margarida vamos estagiar numa escola de surdos em Vanesborg, uma cidade muito próxima de Trollhättan. Esta escola tem todas as condições possíveis e imaginárias para aquelas crianças. Vai desde o pré-escolar até ao 10º ano. Aqui as crianças aprendem língua gestual sueca e a fazer leitura labial. Já aprendemos alguns gestos em língua gestual sueca e alguns são bastante idênticos aos da língua gestual portuguesa, até porque foi um sueco que levou a língua gestual para Portugal, daí terem algumas semelhanças.
A escola tem as respectivas salas de aula, salas de computadores onde cada um está equipado com uma câmara, uma blblioteca, um ginásio, um afiteatro e os vários ateliers: plástica, construção, têxtil, ciências e até têm uma cozinha própria para aprenderem a cozinhar, e uma lavandaria.
É fantástica, pronto! Depois conto-vos mais quando lá estiver :)
nós e o carrinho da universidade
a escola de surdos
À noite houve festa, como é costume todas as Sextas, e no Sábado fomos novamente para o Lipz bar, onde conhecemos 3 suecos surdos e tivemos toda a noite a falar com eles em ingles! Sim, eles são surdos suecos, mas sabem inglês. É fantástico! Aprendemos alguns gestos, ensinámo-lhes outros e foi assim uma noite bem passada.
nós e os surdos
